O novo pop performático

A música pop sempre foi considerada uma vergonha àqueles que ouvem, com cantores que na verdade dublam, empresários mercenários e músicas pré-fabricadas com o único intuito de fazer dinheiro.  Mas outra característica do Pop, é que ele sempre se renova, e com o boom da música indie, a fusão dos dois estilos trouxe um sopro novo de criatividade na indústria musical.

O Of Montreal é uma banda americana de indie pop, que recebeu esse nome por causa de um romance fracassado do vocalista com uma garota canadense. No começo as melodias eram mais simples e as letras abordavam situações pessoais ou com humor leve, e a evolução trouxe o amadurecimento com um som mais elaborado e letras que contam histórias de personagens inventados.

A experimentação com o psicodélico, funk, batidas de hard rock, que mesclam com o espetáculo circense são características da banda. Todos vestem fantasias e atuam em performances que dão ao show, caráter de espetáculo, independente do tamanho do público.

Mika é um cantor pop que nasceu no Líbano, mas se mudou para Paris e depois Londres, por causa dos conflitos políticos e perseguições a seu pai. Desde muito novo, teve aulas particulares de piano e música erudita, desenvolvendo assim sem timbre agudo, que muitas vezes é comparado ao cantor Freddie Mercury. O primeiro cd é uma resposta às gravadoras que não o contrataram por estar fora dos padrões comerciais.

Toda a família de Mika trabalha, no que ele mesmo chama, de “empresa familiar”. Suas irmãs se dividem em ilustrar a capa dos álbuns, desenhar os figurinos e produzir os cenários das apresentações. A performance no palco e o ritmo agitado das músicas trouxe um novo conceito aos shows de música pop e, apesar das letras complexas, Mika consegue transformar tudo em uma grande festa.

Curiosidade: Várias pessoas famosas como Kelly Osbourne e Sophie Ellis Bextor, já se fantasiaram de bichinhos para participar do show.

Deixe um comentário