EBM – Eletronic Body Music

 

 O EBM (Eletronic Body Music) é uma mistura do Synthpop com o industrial (pretendemos explicar melhor os dois estilos em posts futuros). O resultado dessa mistura é um som pesado, forte, mas também muito dançante, que lota pistas em todo o mundo. Um dos nomes responsáveis pela criação e consolidação do estilo é o grupo belga FRONT 242. Foi o grupo que inventou o termo para esclarecer o tipo de som feito por eles. O EBM consegue misturar os timbres eletrônicos e sintetizados do Synthpop com as batidas distorcidas e o som metálico do industrial. Além disso, as letras são fortes e contagiantes. 

O EBM existe desde o ínicio dos anos 80, e este estilo é caracterizado como EBM Old School, já que os primeiros álbuns diferem dos mais recentes, que sofreram (e ainda sofrem) influências de outros gêneros, criando assim outras vertentes. Isso não quer dizer que hoje em dia não existam bandas que fazem EBM Old School. Muitas ainda mantém o estilo original do som. 

Vários nomes destacam-se na cena, principalmente na Europa, entre eles os Alemães (por esta razão o post está inserido na categoria ‘Música Alemã’). Seria necessário muito espaço e tempo para citar todos os nomes importantes do EBM, então vamos falar apenas de dois: 

Front 242  

  

O grupo surgiu no ínicio dos anos 1980, mais precisamente em  1981, em Bruxelas, Bélgica e se mantém na ativa até hoje. O Front 242 é com certeza o primeiro nome que vem a cabeça quando falamos de EBM.  Com vários Álbuns lançados, criaram vários hits, entre eles, destaque para ‘HeadHunter’. 

 
  

 

Nitzer Ebb 

 

O Nitzer Ebb foi criado em Chelmsford, Reino Unido em 1982. Juntamente com o Front 242, o Nitzer Ebb é um dos nomes mais importantes da cena EBM, possuindo vários álbuns e hits. O grupo foi criado por Bon Harris e David Gooday, que tinham como inspiração bandas como Bauhaus e Killing Joke. 

Site Oficial Nitzer Ebb 

 

 
 
 

  

 

  

  

 

2 Comentários »

  1. […] Body Music, fará show em São Paulo no Dia 11 de dezembro. Já falamos sobre o Nitzer Ebb aqui no Mundo Sonoro e você pode conhecer um pouco mais no site oficial do Nitzer […]


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: