A Magnitude do U2

Tudo começou quando o pequeno baterista, Larry Mullen Jr.,de apenas 14 anos, colocou um anúncio na escola Mount Temple High School, na Irlanda, à procura de integrantes para sua banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de “Feedback “, que incluía Larry na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) no vocal, David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dick, também na guitarra.

Após 18 meses de ensaios, os “Feedback” mudaram o nome para “The Hype”. A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da “CBS Records”, que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.

O punk rocker de Dublin Steve Averill (mais conhecido como “Steve Rapid” dos “Radiators From Space”) disse que os “The Hype” não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao facto de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Paul Hewson – Bono) que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.

Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, “U2-3” de seu nome, que chegou ao topo das tabelas na Irlânda. Em Dezembro desse ano rumaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlanda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.

Os principais álbuns do U2 são esses:


Personagens de Bono Vox nos Shows da ZooTV:

Na turnê da ZooTV os fãs se depararam com 3 três personagens distintos que Bono encorporava: The Fly, MacPhisto e MirrorBall Man.

The Fly:

Bono aparece como o personagem The Fly, usando calças pretas de vinil, óculos escuros enormes com lentes curvas, lembrando o aspecto de olhos de mosca, e os cabelos tingidos de preto puxados para trás. De acordo com ele mesmo, The Fly foi uma reação às acusações de arrogância durante a época do Rattle e Hum, onde a banda buscou homenagear alguns dos artistas que eles admiravam, como Billy Holiday e os Beatles, e que alguns críticos interpretaram como uma tentativa de a banda posicionar-se na mesma ordem de importância que tais artistas. Bono pensou que se as pessoas realmente o julgavam um megalomaníaco, ele poderia muito bem se divertir agindo como um. The Fly é uma versão estereotipada de um popstar (pelo menos na concepção do U2), em relação às roupas (lembrando, entre muitos outros, Elvis Presley e Iggy Pop) bem como em relação à atitude (uma mistura de arrogância, pretensão, sarcasmo, cinismo e provocações sexuais). Eu estou aprendendo a mentir, disse The Fly, referindo-se ao abandono de sua antiga personalidade (o otário com a bandeira branca) para adotar uma outra mais condizente com sua posição de popstar. No fundo Bono jamais deixou de ser ele mesmo, claro. Sua intenção era mostrar as contradições por trás de sua condição de roqueiro mimado. O rock’n’roll é ridículo, quatro babacas com uma escolta policial! Ele achava que era exageradamente bem pago por um trabalho que faria até mesmo de graça, se necessário (possivelmente um exagero da parte dele), e que a mídia agia de forma absurda ao tentar transformar os U2ers em heróis. Muitos fãs não gostaram dessa nova atitude da banda, acharam que eles haviam se vendido, que eles haviam deixado para trás todos os projetos de caridade aos quais eles tanto tinham se dedicado na década de 80. Ficou claro que isso não era verdade quando o U2 transmitiu ao vivo, via satélite, durante alguns shows, nas telas de televisão da ZooTV, o depoimento de pessoas que moravam em Sarajevo, durante a pior fase do conflito na Bósnia. Além disso, na mesma época, o U2 participou de um protesto para fechar a usina nuclear de Sellafield, na Inglaterra, que estava poluindo o Mar da Irlanda com detritos radioativos.

MirrorBallMan:

The Mirrorball Man (O Homem da Bola de Espelhos) foi um personagem criado para a primeira parte da turnê ZooTV (pré-Zooropa). Tratava-se de um pastor evangélico maníaco, destes que pregam na televisão, mais interessado em dinheiro e fama do que propriamente na salvação da alma. Foi inspirado, dizem, no livro (?) Wiseblood, de Flannery O’Connor. Mirrorball Man entrava no palco da ZooTV durante Desire, usando uma roupa espelhada, um chapéu de cowboy também espelhado e óculos escuros. Ele trazia um grande espelho debaixo do braço e, antes de começar a cantar Desire, olhava-se atentamente nele e dizia: “You know something? You’re fucking beautiful!” (“Sabe de uma coisa? Você é muito lindo!”). Atirando o espelho para o lado, ele começava a cantar Desire, uma música sobre ganância, luxúria e drogas. Mais para o final da música, na parte do for love or money, money, money…, ele apanhava um bolo de notas de dólar falsas (os Zoo dollars) e as atirava para a platéia. A noite terminava quando o Mirrorball Man pegava um telefone prateado e discava um número, geralmente o da Casa Branca, tentando falar com o presidente George Bush (que nunca esteve disponível para atendê-lo). Nem sempre as ligações eram para o presidente. Ouve uma vez em ele telefonou para um Disque Pizza. O pedido foi de 100.000 pizzas e dizem que eles realmente fizeram a entrega.

MacPhisto:

Mister MacPhisto foi criado para substituir o Mirrorball Man durante a segunda fase da ZooTV (após o lançamento do Zooropa), porque o U2 achou que este era americano demais e que o resto do mundo não iria pegar a idéia por trás da brincadeira. É uma mistura entre Mefistófeles (o diabo para o qual Fausto vendeu sua alma, no livro de Goethe) e MacDonald’s, sugerindo que ele é apenas mais uma invenção americana, dessas que tentam nos vender pela televisão. Mr. MacPhisto entrava no palco durante Daddy’s Gonna Pay For Your Crashed Car, uma figura de maneiras afetadas e sorriso cínico, usando um terno dourado, pequenos chifres vermelhos e uma maquiagem pesada, que o deixava com um aspecto pálido, envelhecido e cansado. É uma versão de The Fly, o popstar que vendeu sua alma ao diabo, no final de sua carreira, como o  inchado Elvis Presley, pouco antes dele morrer. Com um discurso sarcástico e cheio da autoridade de quem conhece todos os podres da humanidade, Mr. MacPhisto terminava o show com uma ligação telefônica. Dependendo do dia, ele ligava para um lugar diferente (por exemplo, para chamar um táxi, como no show da fita ZooTV Live From Sidney).

Um cover envolvente e ótimo:

Dancing Barefoot-U2 (cover Patti Smith)

Uma das letras  mais belas do grupo (Kite):

Pipa

Alguma coisa está a ponto de acontecer
Eu posso senti-la chegando
Eu acho que sei o que é
Eu não tenho medo de morrer
Eu não tenho medo de viver
E quando eu estiver rente ao meu passado
Eu espero sentir como sempre senti

Porque firmeza, se estabelece
Você precisa de um pouco de proteção
A de pele mais delicada

Eu quero que você saiba
Que você não precisa mais de mim
Eu quero que você saiba
Que você não precisa de ninguém, de coisa nenhuma

Quem dirá aonde o vento a levará
Quem saberá o que a arruinará
Eu não sei em qual direção o vento soprará
Quem saberá quando o tempo trará para perto
Não quero ver você chorar
Eu sei que isso não é um adeus

No verão eu posso provar o sal do mar
Há uma pipa voando descontrolada na brisa
Eu quero saber o que vai acontecer com você
Você quer saber o que tem acontecido comigo

Eu sou um homem, eu não sou uma criança
Um homem que vê
A sombra atrás de seus olhos

Quem dirá aonde o vento a levará
Quem saberá o que a arruinará
Eu não sei aonde o vento soprará
Quem saberá quando o tempo trará para perto
Não quero ver você chorar
Eu sei que isso não é um adeus

Eu a desperdicei?
Nem tanto, eu não pude prová-la
A vida deveria ser fragrante
Do topo do telhado para o porão
A última das estrelas do Rock
Quando o hip hop dirigiu grandes carros
No tempo em que mídia novas
Era a grande idéia
Essa era a grande idéia

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: