A música eletrônica passou de sub-gênero para estilo musical em poucos anos. Nas últimas décadas o número de adeptos vem crescendo consideravelmente. A música eletrônica geralmente é modificada ou produzida através de equipamentos eletrônicos e softwares. Até mesmo leigos podem produzir sua própria música com a ajuda de aparelhos e instrumentos eletrônicos. O estilo ganhou força com a disco music da década de 1970. Já foi considerado uma vertente do rock e hoje possui características próprias. É o som sintetizado, feito à partir de várias experimentações, geralmente um som mais instrumental, mas que também agrega vocal. Uma música dançante com vários expoentes importantes. A história da música eletrônica vem desde o século XIX, com a invenção de equipamentos eletroacústicos como o dinamofone e o fonógrafo. Após a segunda guerra mundial, com a invenção do computador, a música eletrônica foi ganhando espaço entre acadêmicos e compositores renomados, gerando assim, grupos de estudo na Europa e nos Estados Unidos. Novos equipamentos foram criados e novas formas de fazer música eletrônica descobertas.
O sintetizador é um equipamento importante na produção musical, sendo que os primeiros foram criados na década de 1960. Assim como o Temerim, o sintetizador evoluiu e passou a ser um equipamento muito comum em bandas musicais de vários estilos, como o rock. Um ponto importante para a música eletrônica ocorreu na década de 1970, quando a banda alemã Kraftwerk revolucionou a música eletrônica, utilizando-se da temática robótica e eletrônica em suas composições musicais. O auge veio na década de 1980 com o surgimento do Synth Pop, estilo que tem como o base o sintetizador. O Synth Pop foi muito apreciado e difundido por bandas como Depeche Mode, New Order, Information Society entre outros. O estilo permanece até hoje como um dos mais importantes e apreciado da música contemporânea.
Ana Elisa Said:
on 17 de fevereiro de 2010 at 4:16 PM
escuto Kraftwerk desde pequena, minha mae tem uns discos deles.. realmente muito bom
a historia da musica eletronica é incrivel, apesar de nao escutar muitas bandas no estilo, adimiro bons trabalhos 🙂
LEONARDO Said:
on 10 de julho de 2010 at 2:19 AM
Escuto o KRAFTWERK a um bom tempo e gostei da matéria, a história da música eletrônica é incrível e ela realmente hoje em dia tem suas características próprias, mas a música eletrônica ainda é considera uma vertente do rock pela grande maioria e com vários sub-gêneros.