Rockabilly: O surgimento do Rock

O Rockabilly é uma das vertentes do Rock and Roll,  a que deu início ao movimento. Surgiu na década de 50 do século passado nos Estados Unidos, sendo uma mistura de vários ritmos como: Country, Boogie Woogie, Folk, Blues, Rhytthm and Blue etc.

O termo Rockabilly é uma junção das palavras Rock e hillbilly. Esta última servia para denominar a música caipira, que influenciou demais este movimento musical.
A música “Rock around the clock”, lançada em 1954 por Bill Harley (um dos principais nomes do movimento) foi o ponto de partida do estilo e alavancou a carreira de vários artistas que virariam ícones do rock, a maioria da gravadora Sun Records. Outro artista que popularizou o gênero foi Elvis Presley, o maior nome do rock até os dias de hoje.

Quando surgiu em meados de 1950, o Rockabilly conquistou milhares de fãs, a maioria adolescentes que queriam ver os famosos artistas e dançar com o gingado das bandas, que utilizavam instrumentos como piano, guitarra e contrabaixo, utilizando a técnica de slap-back (bater nas cordas ao invés de puxá-las). Todo esse fervor da juventude não agradou os americanos mais conservadores, que achavam o “rebolado” do novo estilo musical muito “indecente” e que fazia apologia à Rebeldia e ao sexo. Apesar de todo alvoroço que causou, o estilo logo caiu em desuso no início de 1960, por falta de músicos que dessem continuidade ao movimento. Foi na década de 80 que ressurgiu repaginado, principalmente com subgêneros como o Psychobilly, que misturava o Punk ao rockabilly. Hoje o estilo é cultuado por diversos fãs em todo mundo, que adoram as batidas do contrabaixo e o visual retrô e vintage de décadas passadas. Os Rockers e as Pin-ups dão vida nova ao estilo criado anos atrás, mas que permanece entre nós até hoje…

Artistas

Vários nomes surgiram e ficaram marcados para sempre na história da música e em nossas memórias… Foi o que aconteceu com:

Bill Haleyjerry-lee-lewis 
Elvis Presley
Johnny Cash

Jerry Lee Lewis
Little Richard

Chuck Berry
Carl Perkins

Roy Orbison
Buddy Holly

Fontes:Wikipedia/Portal do Rock

Baladas Rockabillyrockabilly_legends

Apesar de o auge deste movimento ter sido na década 1950, ainda hoje possui muitos fãs que incorporam o espírito rebelde, divertido e libertário do Rockabilly. Para esses fãs e para quem quer conhecer ou relembrar, existem espaços exclusivo para ouvir e dançar no melhor estilo cinquentinha. Alguns endereços em São Paulo:

* The clock Rock
Balada onde é possível se diverter a noite toda ao som de Rock and roll e, para os enferrujados, também dá aula de dança. Pura diversão!!
http://www.theclock.com.br/
* Little Darling
Espaço aconchegante com bar e shows ao vivo de bandas de Rock e Rockabilly. Destaque para a decoração do ambiente, recheada de ícones vintages, quadros e fotos de artistas como Elvis Presley e Marilyn Monroe.
http://www.littledarling.com.br/ 

* Memphis Burguer
Uma viagem no tempo com deliciosos lanches e bebidas, tudo ao melhor estilo anos 50. Você vai se deliciar com Milkshake e hambúrguer, além de muita música boa e uma decoração fantástica.
http://www.memphisburger.com.br/

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: